GOVERNANÇA

NOSSO PROGRAMA DE INTEGRIDADE

O comprometimento com a atuação ética, íntegra e transparente inspirou a Hidrodinâmica Comercial Técnica Ltda. elaborar um Programa de Integridade em consonância com o ordenamento jurídico brasileiro, em especial com a Lei de Anticorrupção. A busca contínua pela excelência na prestação dos serviços e na condução dos negócios está sendo realizada por meio da implementação das melhores práticas de governança corporativa, além da adoção de medidas contínuas de prevenção, detecção e correção de possíveis atos de fraude e corrupção.
O Programa de Integridade, a partir desta orientação, visa proteger a reputação da HDN e gerenciar os riscos, reforçando, por consequência, a confiança de todos os clientes, colaboradores, contratados e demais partes interessadas.
Para promover a cultura organizacional, o Programa de Integridade possui uma estrutura orgânica fundada em quatro Pilares: 1) Prevenção das más condutas; 2) detecção dos pontos de atenção da atividade ‘não-conforme’; 3) correções das ‘não conformidades’; e 4) monitoramento das respostas e remediações.
A HDN, por meio da cultura de integridade, visa fortalecer suas relações comerciais, proporcionar legitimidade, confiabilidade e eficiência no exercício da atividade empresarial, favorecendo, assim, a tomada de decisões baseadas em critérios técnicos, e não com base em escusos interesses privados.

PILARES DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE DA HDN

01 – COMPROMETIMENTO E APOIO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO

O apoio e reconhecimento da Alta Administração da HDN são indispensáveis para desenvolver, implementar e difundir este Programa de Integridade, assim como a cultura de conformidade, integridade, ética e de respeito às normas internas e às legislações.
A Alta Direção da HDN assumiu a responsabilidade de: fixar e orientar os negócios; definir as políticas, os programas e os objetivos corporativos; discutir, aprovar e monitorar práticas de governança corporativa; relacionar-se com partes interessadas com ética e integridade; proceder com a gestão de riscos e os controles internos; promover a integração e o alinhamento estratégico entre as diversas áreas da HDN; incentivar a implantação de uma cultura de integridade, com participação de todos, tudo em consonância com a legislação e normativos internos.
Assim, os integrantes da Administração da HDN promovem o apoio irrestrito às práticas estabelecidas neste Programa de Integridade e objetivam ser modelo de conduta ética e exemplo para todos os colaboradores da HDN.

02 – UNIDADE RESPONSÁVEL PELO PROGRAMA DE INTEGRIDADE

O Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade é a instância interna designada como responsável para desenvolver, aplicar, coordenar, monitorar e atualizar o Programa de Integridade da HDN, promovendo a gestão do dia a dia, e, em especial, estabelecendo procedimentos e protocolos de treinamento para prevenir e detectar potenciais condutas ilegais, ilícitas, antiéticas e/ou impróprias.
A Alta Administração da HDN confere autonomia, independência e permanência ao Comitê de Integridade, assegurando-lhe acesso institucional a todas as informações necessárias para o exercício de suas atribuições.
O Comitê de Integridade está estruturado da seguinte forma:
1. Conselho Deliberativo;

1.1 Diretoria Administrativa e Financeira;

1.2 Diretoria Industrial;

1.3 Diretoria de Marketing;

1.4 Diretoria de Integridade;

1.1.1.1 Departamento de Integridade;

1.1.1.2 Agentes de Integridade;

São objetivos e atividades do Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade:

  1. coordenar a elaboração do programa de integridade;
  2. promover ações de sensibilização, transmitindo informações sobre o tema de integridade para que todos conheçam e se sintam envolvidos na construção do programa;
  3. envidar esforços para que as ações de integridade sejam planejadas e executadas de forma sistêmica, considerando o impacto de forma global nos negócios;
  4. conhecer os aspectos teóricos de Integridade e Compliance, proporcionando o nivelamento de conhecimento da equipe;
  5. analisar o cenário atual da empresa e o cenário de futuro almejado pensando em um agir atuante;
  6. planejar o trabalho do grupo, garantindo o bom funcionamento de encontros e reuniões;
  7. redigir os textos que farão parte do programa.
O Comitê de Integridade está ligada diretamente à Alta Direção da HDN e tem como responsabilidade atuar na implementação de políticas e processos direcionados aos padrões de Compliance e de conduta, em observância ao Programa de Integridade e ao Código de Ética e Conduta da HDN, exercendo, entre outros mecanismos de integridade, o processo regular de controle e auditoria nos departamentos e nas atividades da empresa. A criação e o funcionamento dO Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade está em linha com as disposições e premissas contidas na Lei n. 12.846/2013.

03 – ANÁLISE DE RISCOS

Para mitigar riscos de integridade, Compliance e operacionais – que possam ocasionar danos, ilegalidades, fraudes, atos de corrupção, atos lesivos ou vantagem indevida, no relacionamento interno e operacional da HDN com entes públicos ou privados -, o Programa de Integridade analisa os riscos por três linhas de defesa, definidas em um Programa de Gerenciamento de Riscos, cuja finalidade é a de assegurar a conformidade operacional, o reporte de falhas de controles e os processos inadequados.
A primeira linha de defesa realiza o controle dos processos habitualmente, assim como a avaliação da exposição aos riscos, sendo cada área, na pessoa do seu Gestor, responsável pelo controle dos riscos inerentes às suas atividades.
A segunda linha de defesa promove a implementação de controles internos e de monitoramento periódico das práticas do gerenciamento de riscos – realizado pela primeira linha -, estabelecendo metas de implementação de controles internos.
A terceira linha de defesa avalia, de forma ampla e independente, a operacionalização e a adequação dos controles internos, com função de auditoria, avaliando a eficácia do gerenciamento de riscos, dos procedimentos da HDN – executados tanto pela primeira quanto pela segunda linhas de defesa, inclusive quanto à sua efetividade. Portanto, a Alta Administração da HDN, sempre e de imediato, deve ser informada de acordo com as linhas de reporte estabelecidas, sendo cientificada em relação aos riscos aos quais está exposta.

04 – INSTRUMENTOS DE CONFORMIDADE

O Programa de Integridade da HDN zela pelo cumprimento de todas as normas e procedimentos que definem os padrões de atuação e conduta esperados de todos os colaboradores e, sempre que aplicável, também das demais partes envolvidas nas relações comerciais com os setores públicos e privados.
Dessa forma, integram o presente Programa de Integridade as regras operacionais e de conduta estabelecidas pelos seguintes instrumentos expedidos no âmbito da administração da HDN:
a) Código de Ética e Conduta da HDN: corporifica as diretrizes de conduta, os princípios e as normas éticas de atuação dos colaboradores, em harmonia com sua atividade empresarial.

Acesso público disponível em:

b) Regimento Interno do Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade: estabelece os poderes para coordenar, desenvolver, monitorar, aplicar, e atualizar o Programa de Integridade da HDN, promovendo a sua gestão no dia a dia, bem como constituindo os procedimentos e protocolos de treinamento para prevenir e detectar potenciais condutas ilegais, antiéticas e impróprias.

Acesso público disponível em:

5 – MONITORAMENTO DE RISCOS E CONTROLES

O monitoramento de riscos e controles tem como objetivo apoiar o cumprimento das atividades empresariais da HDN, definindo estratégias e ações para mitigar o impacto de potenciais eventos fraudulentos.
Os controles internos da HDN são desenvolvidos proporcionalmente aos riscos e às avaliações amplas e contínuas por meio dos quais são identificados e tratados os principais riscos detectados.
Os riscos devem ser devidamente identificados, avaliados e tratados, sempre de forma direta, tempestiva e prática, sejam eles estratégicos, financeiros, de imagem e reputação, legais e regulatórios, de conformidade, operacionais ou socioambientais ou de qualquer outro gênero. Por meio do monitoramento contínuo dos riscos e controles, a HDN deve conseguir verificar a adequação e efetividade de todos os seus processos e controles internos, e, por conseguinte, antecipar e mitigar riscos. Este monitoramento também possibilita identificar oportunidades de implementação de melhorias, aprimoramentos e correções nos processos e controles internos.
Compete ao Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade irá monitorar o cumprimento e eficácia deste Programa de Integridade e, vislumbrando oportunidades de melhorias ou criação de políticas, normas e processos, efetivará as respectivas proposições para tramitação e aprovação interna.
O Programa de Integridade predetermina um ciclo contínuo de análises para possíveis atualizações dos documentos normativos da HDN, promovido, ao menos anualmente, pela Diretoria de Integridade, visando garantir a constante revisão e uniformidade da regulamentação e de todos os processos e atividades.

CONTRATOS PÚBLICOS

WWW.HDNBOMBAS.COM.BR/ CONTRATOS SANEAGO

CANAL DE DENÚNCIAS

A denúncia de condutas violadoras do Código de Conduta da HDN pode ser feita por nossos colaboradores, clientes, terceiros ou qualquer pessoa, por meio do canal de denúncias, que é um meio de comunicação confidencial e independente, disponível 08 (oito) horas por dia, 05 (cinco) dias por semana.
Para proteger os denunciantes, o canal de denúncias da HDN garante a possibilidade do recebimento de denúncias anônimas, resguardadas por regras de anonimato, sigilo, confidencialidade e com mecanismos aptos a promover a prevenção em possíveis conflitos de interesse.
A HDN disponibiliza gratuitamente os seguintes canais de comunicação para reporte de eventuais irregularidades, denúncias ou esclarecimento de dúvidas, quais sejam:
Diretoria de Integridade

 

E-mail:

 

 

Telefones:

  • DIRETORIA INTEGRIDADE
    (62) 99986-2919

 

  • CANAL DE DENUNCIAS
    (62) 99843-2179 
Todas as denúncias recebidas são registradas, protocoladas, investigadas, apuradas e solucionadas pela Diretoria de Integridade, que atua com independência, imparcialidade, metodologia própria, protocolo singular e amparo legal.